qual o primeiro passo para a organização?

existem várias coisas que precisam de organização em nossa vida. esta série de posts será focada na organização do seu dia a dia, rotina e tarefas. mais especificamente sobre as ferramentas e métodos que você pode utilizar para botar em prática o que hoje em dia se tornou uma necessidade.

antes de qualquer coisa, gostaria de citar uma frase de Thais Godinho, do Vida Organizada: "não adianta você usar uma ótima ferramenta de organização se você não tem um método seu, um processo pessoal que você construiu de organização. hábitos SEUS, que fazem SENTIDO pra você na sua rotina, na sua vida."

inserimos aqui aquela frase clichê ✨ é sobre isso✨.

na rotina de trabalhar, estudar, e não conseguir ficar satisfeita e nem me dedicar a nenhum dos dois, percebi que era urgente a necessidade de me organizar.
tentei os aplicativos de celular mas sempre me distraía e nunca conseguia me lembrar, o que me decepcionava e causava cobrança. acabava que organizar meu dia acabava sendo uma tarefa a mais pra mim. desisti.
a agonia continuou e esse foi um dos motivos para eu ter trancado minha matrícula (mas isso é um assunto para outro post). 

depois de um tempo eu comprei uma agenda e percebi que quando eu escrevia o que tinha que fazer, memorizava melhor. 
completar as minhas to-do list e ir riscando conforme eu terminava as tarefas se tornou algo prazeroso e me motivava, além de me fazer perceber que o meu dia dava sim para fazer tudo.
só que isso é muito relativo.
o peso e o "porre" que pegar o celular trouxe pra mim (por ser um aparelho multiuso e me dar a sensação de bagunça), qualquer pessoa pode sentir por achar pesado ter algo físico com a função exclusiva de organizar. 

por isso é importante testar, experimentar e adaptar.

meus dois primeiros caderninhos de bujo 

não desista de organizar sua rotina porque aquele método super famoso não serviu para você. não caia nessa conversa de que é desnecessário comprar um planner para organizar suas tarefas domésticas. se faz sentido para você detalhar e organizar quaisquer que sejam suas tarefas, faça!

essa é a dica de hoje: comece.
abra seu app de agenda e coloque todas as suas tarefas para a semana. 
caso se sinta mais confortável, pegue uma folha em branco, divida em sete partes e anote suas tarefas. esse será o primeiro exercício para descobrir a sua fórmula secreta pessoal, o seu método ideal. lembre-se também de separar um tempo pra relaxar.
depois me conta o que deu mais certo. 

nos vemos na próxima semana!

Comentários

Postagens mais visitadas